Será que tem noção de que tem estado a escrever um pedaço da História Mundial? Sim, da História Mundial, não é nenhum exagero! Pode parecer uma declaração muito desenquadrada para uma mensagem de final de ano, mas o que temos vivido nos últimos 20 meses a isso obriga.

Quando olhamos para a História da Humanidade temos duas formas de classificar e datar os acontecimentos, uma pelo calendário do Anno Domini e outra pelas Eras. Esta última divide a história por domínios políticos e por mudanças radicais de comportamentos.

E sim estamos numa mudança de Era, a Era pós-Industrial terminou, dando espaço à Era Digital. 2021 foi um ano onde se viu cimentar a adoção global de atitudes, comportamentos e de tecnologia que nos permite de uma vez por todas falar de uma nova era. Pela primeira vez a nível global estamos a viver ao mesmo tempo uma era da História, pois todas as anteriores sofriam de um desfasamento de região para região, mas com a digitalização a velocidade de implementação de tecnologia, processos, novos comportamentos é quase instantânea.

E tudo isto devido a uma mistura explosiva de diversos fatores semi-aleatórios que permitem-nos digitalizar as nossas vidas, desde o desenvolvimento tecnológico que se encontra à beira de uma nova meta-evolução, alterações financeiras que levam a que as criptomoedas e outros novos ativos digitais (NFT) criarem novos modelos de negócio, comunidades, arte e cultura, até ao constrangimento natural provocado por uma pandemia global, que na evolução e aparecimento de novas estirpes se propagam a ritmos cada vez mais elevados e com maior impacto a nível da população global.

Por isso, não sejamos fatalistas quanto ao que se passa ao nosso redor, mas olhemos como uma oportunidade de desenvolver um novo ecossistema baseado em tecnologia para melhorar as nossas vidas, os nossos negócios e combater as desigualdades já existentes, bem como as provenientes deste mesmo avanço digital.

Por parte da equipa da Digital Marketers iremos continuar a focarmo-nos na criação e desenvolvimento de uma comunidade digital em Portugal que se baseie em princípios de ética e de partilha das boas práticas, bem como apostar na educação de profissionais e combater a info-exclusão. Mais do que uma mera associação profissional, olhamos para as tendências e mudanças que estão a decorrer diariamente à nossa volta e procuramos pensar de que forma podemos fazer alguma diferença.

Contamos com todos os nossos atuais associados para nos apoiarem ao longo de 2022 neste esforço, bem como nos encontramos de braços abertos para receber novos associados profissionais, empresas, escolas e associações na nossa comunidade, para que juntos consigamos fazer mais e melhor.

Em nome de toda a direção da Digital Marketers desejo um ano de 2022 cheio de desafios e sucessos quer profissionais, quer pessoais, esperando encontrar-me consigo num dos nossos eventos quer digitais quer físicos ao longo do ano.