Preâmbulo

A cultura, visão e valores da Digital Marketers implicam que nos esforcemos por ser reconhecidos como uma entidade responsável, leal, competente e memorável.

Os associados da Digital Marketers vinculam-se ao cumprimento deste código de conduta.

Este código é um instrumento que visa ajudar todos aqueles que têm preocupações éticas nos meios digitais.

Sabemos que a imagem que projetamos na sociedade não se obtém nem por decreto nem por código. A imagem da Digital Marketers é feita por pessoas. E as pessoas devem conhecer as nossas regras de conduta para se alinharem com os valores Digital Marketers.

Somos aquilo que fazemos.

Orgulhamo-nos uns dos outros.

Índice

IV - Falsas declarações
V - Diretrizes de qualidade. Princípios básicos
VI - Propriedade intelectual

Conheça nesta página o nosso Código de Conduta ou descarregue o PDF.

Clique para fazer download do Código de Conduta da Digital Marketers

I - Os 10 Mandamentos Digital Marketers

1 - Transparência

Os membros da Digital Marketers promovem a sua prestação de serviços anunciando resultados realistas, objetivos e mensuráveis, explicando claramente os passos que irão dar para o seu cumprimento.

2 - Legalidade

Em nenhum momento poderá um membro da Digital Marketers fazer ou promover ações ilícitas, no decurso da sua atividade profissional.

3 - Lealdade

Os associados da Digital Marketers devem promover uma relação de respeito com todos os intervenientes decorrentes da sua atividade profissional e não incorrer em condutas contrárias a este código.

4 - Confidencialidade

Toda a informação resultante da relação comercial com clientes deverá permanecer privada em todos os momentos, salvo pedido ou autorização do cliente.

5 - Excelência

Ser bom não dá direito a prémio.

Ser bom é uma atitude natural dum membro Digital Marketers. O membro Digital Marketers tem como ponto de partida a excelência e age com foco na melhoria contínua e na superação de expectativas.

Para nós esta postura é tão natural como respirar.

6 - Pontualidade

Se não podes chegar a horas chega mais cedo.

A falta de pontualidade tem um impacto multiplicador na produtividade e, portanto, na economia. Na realidade, a falta de pontualidade é um dos ambientes propícios à proliferação de empobrecimento. Aqueles a quem causarmos atrasos também poderão atrasar outros por nossa causa. Este contágio, todo somado no final de um ano em todas famílias e organizações, origina perdas astronómicas de dinheiro no país.

Ao invés, o rigor com a pontualidade tem um efeito salutar que eleva o nível do nosso ecossistema.

7 - Inovação e risco

Errar é alternativa. Arrisca!

Se quisermos ser diferentes temos de pensar outside the box. Temos de experimentar novas soluções. Não podemos ser seguidistas nem conformar‐nos com o status quo.

Numa palavra: temos de inovar e, consequentemente, de arriscar algo.

O medo de errar condiciona um espírito criativo, aberto e empreendedor.

Na Digital Marketers fazemos uma ponderação dos riscos associados ao erro no processo de inovação e encaramos isto com naturalidade.

8 - Esforço ou mediania

Não há segunda opção.

Numa época em que todas as atividades humanas se desenrolam em arenas hiper competitivas, o máximo a que pode ascender um indivíduo que não se esforce é à mediania.

E isto se tiver sorte.

Mas como acreditamos que a sorte dá muito trabalho, na Digital Marketers esforçamo‐nos para vencer de forma agressiva, fazendo‐o com os mais altos padrões de ética e profissionalismo.

9 - Relação com terceiros

Os associados da Digital Marketers evitam relações com clientes ou fornecedores cuja postura seja incompatível com este código de conduta.

Em qualquer situação o membro Digital Marketers atua sempre com afabilidade, urbanidade e brio profissional nas suas relações com clientes, fornecedores e quaisquer outros terceiros.

10 - Direitos de terceiros

Os associados da Digital Marketers não publicam conteúdos que infrinjam ou desrespeitem os direitos de terceiros.

II - Práticas vedadas

O associado da Digital Marketers não promove direta ou indiretamente, em seu nome ou de clientes:

1. Produtos contrafeitos

● Produtos que contêm uma marca comercial ou um logótipo idêntico à marca comercial original;

● Produtos que imitam as características da marca do produto, visando fazerem-se passar pelo produto genuíno do proprietário da marca.

2. Produtos ou serviços perigosos

● Produtos ou serviços que possam causar danos ou ferimentos, designadamente: drogas recreativas, substâncias psicoativas, equipamentos para facilitar o uso de drogas, armas, munições, materiais explosivos e fogos-de-artifício;

● Instruções para fazer explosivos ou outros produtos perigosos;

● Produtos relacionados com o tabaco.

3. Produtos ou serviços que permitem condutas fraudulentas

Designadamente:

● Dispositivos de vigilância ocultos ou secretos;

● Software ou instruções de pirataria informática

● Documentos falsos;

● Serviços de fraude académica.

4. Conteúdo ofensivo ou impróprio

Designadamente sobre os seguintes temas ou organizações que o defendam:

● Ódio;

● Violência;

● Assédio;

● Racismo;

● Intolerância sexual, religiosa ou política;

● Bullying ou intimidação;

● Comercialização de espécies em vias de extinção;

● Linguagem obscena.

III - Recolha e utilização de dados

Os associados da Digital Marketers não devem utilizar indevidamente informações pessoais nem recolhê-las para fins que não sejam claros e sem tomar as medidas de segurança adequadas.

IV - Falsas declarações

A Digital Marketers condena a prática de falsas declarações sobre o próprio, o produto ou serviço, tais como:

● Omissão ou ocultação de detalhes de faturação, por exemplo, quanto ao modo, ao objeto e à data da cobrança dos utilizadores;

● Omissão ou ocultação de despesas associadas a serviços financeiros, como taxas de juro, taxas e multas;

● Não apresentação de números de identificação fiscal, informações de contacto ou endereço físico, se for relevante;

● Apresentação de ofertas que não estão disponíveis;

● Declarações enganosas ou irrealistas relacionadas, nomeadamente, com perda de peso ou ganhos financeiros;

● Recolha de donativos sob falsos pretextos;

● Prática de "phishing" ou alegações falsas de ser uma empresa idónea com o intuito de levar os utilizadores a partilhar informações pessoais e financeiras valiosas

V - Diretrizes de qualidade. Princípios básicos

A Digital Marketers opõe-se às seguintes práticas:

● Participação em esquemas de links, como “Link Farms” ou tráfego de links;

● Plágio;

● Técnicas de cloaking - apresentar diferentes URL’s para os motores de busca e para os utilizadores;

● Redirecionamentos não autorizados - enviar um visitante para uma página Web diferente da que foi solicitada inicialmente;

● Texto ou link oculto;

● Criação de páginas com comportamento malicioso, como phishing ou instalação de vírus, cavalos de tróia ou outros badwares;

VI - Propriedade intelectual

A Digital Marketers está empenhada em ajudar pessoas e organizações a proteger os respetivos direitos de propriedade intelectual.

Condenamos a publicação de conteúdos que desrespeitem os direitos de propriedade intelectual de outro indivíduo, incluindo direitos de autor e de marca comercial.

• Workshop Comunicar 2.0, 21 de novembro, UAL

• Workshop Marketing Digital de Moda, 23 de setembro, UAL